11 novembro, 2014

Russos descobrem Asteroide que pode colidir com a terra



Diversos sites estão divulgando a informação de que um grande asteroide descoberto pela Rússia estaria em rota de colisão com a Terra. Alguns dizem até que ele irá cair na Europa... mas qual é a verdade por trás de tudo isso?

Uma nova ameaça vinda do céu, o asteroide 2014 UR116. Descoberto recentemente pelos cientistas russos, este objeto pode devastar o continente europeu. Se cair no mar, provocará tsunamis que destruirão as áreas costeiras. E, se a sorte não nos ajudar e ele cair em uma usina atômica, será o fim da Europa. Vale destacar que o asteroide mede 370 metros: 20 vezes mais que o meteorito de Cheliabinsk. Para ter ideia de seu risco, basta multiplicar por 20 os efeitos daquela explosão, que liberou 500 quilotons, 30 vezes mais que a bomba atômica de Hiroshima.


Dado que a descoberta dessa nova ameaça é muito recente, a ciência ainda não pode dizer qual seria a data certa de seu possível encontro com a Terra, uma vez que as órbitas dos asteroides podem mudar. De qualquer modo, não será antes de 2017.


O 2014 UR116 é o terceiro objeto desse tipo descoberto pela rede russa de telescópios robóticos Master, que opera desde 2010. Os outros dois asteroides (o 2013 SW24 e o 2013 UG1) medem 250 e 125 metros respectivamente.


O que se sabe até o momento?


Na noite do último dia 27 de outubro, um telescópio robótico russo da rede MASTER, localizado nas montanhas do Cáucaso, perto de Kislovodsk, Rússia, avistou um objeto que moveu-se rapidamente pelo seu campo de visão. Denis Denisenko, um membro da equipe, enviou as coordenadas do objeto para o Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional. 20 minutos depois, um astrônomo britânico confirmou sua observação, e desde então, os astrônomos têm realizado mais de 100 medições para determinar seu tamanho exato, assim como sua trajetória.