O módulo Philae, lançado pela sonda Rosetta nesta quarta-feira (12), tirou sua primeira "selfie" sobre o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, divulgou a ESA (Agência Espacial Europeia) nesta quinta-feira (13). A foto mostra os "pés" do robô sobre o terreno acidentado do astro. Para as próximas horas, é esperada uma foto panorâmica da região.
Segundo o coordenador da ASI (Agência Espacial Italiana), Enrico Flamini, a missão Rosetta já é considerada um sucesso por especialistas em seu segundo dia. O módulo Philae "está funcionando, os instrumentos estão capturando dados e já estão chegando as primeiras imagens", disse à ANSA o especialista. Ele está no centro de comando da ESA na Alemanha, que foi a responsável pelo lançamento da missão.
— Ainda não sabemos bem em qual posição está a sonda Philae e tudo ainda está com a avaliação em curso.
Segundo o especialista, ainda não se sabe ao certo o local exato do pouso da Philae sobre o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko.
Uma das hipóteses é que o veículo possa estar em um vale ou em um local pouco iluminado. Se a iluminação for escassa, as baterias da Philae podem entrar em estado crítico. Porém, Flamini diz que "é cedo para tirar qualquer conclusão", mas que é "certo que ela está funcionando". Ele ainda explicou que é cedo para dizer se a broca de perfuração, criada pela ASI, já entrará em funcionamento hoje (13). "Os técnicos ainda estão examinando os dados para entender com certeza se a sonda está perfeitamente ancorada no solo do cometa", explicou.
De qualquer maneira, a aterrissagem da Philae nesta quarta-feira (12) foi um marco histórico para a exploração do espaço. Segundo os responsáveis pela operação, o "pouso foi delicado e doce" e a Rosetta, que mantém uma distância segura do cometa, já começou a tirar as imagens da operação .
A jornada estelar começou há 10 anos e o sucesso da operação foi comemorado com muitos aplausos, abraços e apertos de mão no centro de controle da ESA. Estima-se que o custo de todo o projeto Rosetta ultrapasse a marca de 1 bilhão de euros (R$ 3,18 bilhões).